Café especial: ranking das melhores marcas

Os cafés de supermercado nunca foram bons de verdade, e para piorar estão mais caros do que nunca. Então, talvez essa seja a hora de experimentar algo com mais qualidade, como um café gourmet ou um café especial.

Os cafés gourmet são opções práticas para quem quer dar o primeiro passo no mundo dos café superiores, com opções em cápsulas ou torrados e moídos para cafeteiras italianas ou francesas. Mas, se você busca uma experiência realmente pura, o jeito é comprar um bom moedor e escolher seus próprios grãos.

Quer saber por onde começar? Então vem comigo!

Café especial: o que é?

Primeiro, vamos entender o que é a categoria “Speciality Coffee”, que em tradução livre significa café de especialidade, mas no Brasil ficou mais conhecida como Café Especial.

Bom, para ser considerado especial, um café deve ter no mínimo 80 pontos na escala SCAA (Specialty Coffee Association of America), que analisa, entre outros aspectos, as condições de plantio e a qualidade do grão.

Aliás, para entrar nesta categoria, os grãos do café não podem ter nenhuma imperfeição ou contaminação, e precisam ser torrados seguindo parâmetros rigorosos.

À título de comparação, os cafés convencionais aceitam um limite de 30% de imperfeições por saca, podendo conter cascas, folhas, gravetos e até insetos, tudo torradinho sem muito critério. Terrível, né?

Mas então, quais são as melhores marcas de café especial em grãos disponíveis para compra no Brasil?

Vamos ao ranking:

Café especial: ranking das melhores marcas - Já Provei

#1. Octavio Café

Primeiro e mais importante: Os grãos aqui são 100% Arábica, sem defeitos e avaliados sob vários rigorosos quesitos.

Os grãos de café são muito influenciados pelos fatores climáticos e do solo da região em que ocorre o plantio, assim como ocorre com os vinhos.

Dado tal fato, a produção de cada um dos segmentos do Octávio é cultivada nas regiões específicas para ser atribuído o melhor sabor em seu resultado final.

O carro da marca é o Café Octavio Clássico, com torra média, onde se percebe sensíveis e refinadas notas de amêndoas e chocolate, com um retrogosto persistente e agradável. Um bom acompanhamento para degustar acompanhado de um doce leve, de preferência com frutas cítricas.

#2. Baggio Café

A história do Baggio remonta a 1886, com a chegada de Salvatore Baggio, vindo da Itália para o Brasil, munido de um anseio em prosperar e um grande amor pelo café.

Tais valores foram passados adiante em sua família e por mais óbvio que seja, vale ainda falar, que toda essa dedicação fez o Baggio Café uma das maiores referências quando se fala em café no Brasil, levando a elegância de um bom sabor para o dia a dia daqueles que se preocupam com a qualidade de tal iguaria.

O Baggio Café não somente encanta pela linda história, mas também pelo cuidado diferenciado que é reproduzido em seu sabor e aroma únicos, sendo considerado por diversos sites e críticos, o melhor café aromatizado nas opções chocolate trufado, chocolate com menta, vanilla, avelã e caramelo.

O preço intermediário, que não esbarra no teto da categoria, também deixa a elegância e do Baggio mais próxima ao dia a dia de todos os amantes do bom café.

Seu aroma sem igual inebria e convida para uma experiência que, se não fosse tão acessível, poderia se dizer que é única na vida.

#3. Café Orfeu

O Café Especial Orfeu utiliza grãos 100% Arábica, tem notas equilibradas, frutadas e de caramelo, com alta doçura e acidez equilibrada.

Um café que pode ser tranquilamente consumido sem açúcar, perfeito para harmonizar com doces leves, como mil folhas e bolos secos frutados.

O preço do Orfeu não é tão doce quanto o seu sabor, talvez por isso tenha ficado no posto intermediário deste top 5.

Mas, para quem está disposto a empenhar um pouco mais de valor numa qualidade diferenciada, essa é a opção.

#4. Coffee++

O Coffee++ tem esse nome “moderninho” por conta de sua incrível versatilidade.

Este café especial está disponível em inúmeras versões – incluindo drip coffee –, e pode ser adquirido via assinatura.

O Café Arara é o grande destaque da marca, oferecendo potência de sabor e notas de chocolate, caramelo, além de lembranças de frutas amarelas, apresentado em grãos 100% arábica com aroma marcante e baixa acidez.

#5. Café Dutra

O Café Dutra é o mais diferentão desta lista.

Contando com grãos de Café Cereja descascados, o café Dutra é um mineirinho que foi comendo pelas beiradas e acabou chegando na boca do povo, literalmente.

Mundialmente premiado, o que condiz com o valor que se sente a cada gole, o Café Dutra é trabalhado desde seu plantio, envolto da natureza – o que explica o aroma refrescante e sua leveza.

O tom menos amadeirado deste café se reflete nas notas suaves que se confundem com o doce na boca, harmonizando perfeitamente com salgados como croissant ou quiches de alho poró e ricota.

Embora esteja figurando em último lugar deste top 5, talvez o Dutra seja a melhor pedida para aquele cafezinho pós refeição que todo mundo ama.

Cafés especiais valem a pena

Economizar no cafezinho do dia a dia para ficar milionário(a) é papinho de coach.

O café especial é sim mais caro que os tradicionais, mas ele traz diversos benefícios para a sua saúde.

Por não ser amargo, ele permite que você se acostume a tomar café sem açúcar (o que é ótimo para reduzir a inflamação do organismo), e por ser menos ácido, não agride o estômago como fazem os cafés convencionais.

Além disso, o café especial te livra daquele monte de lixo carbonizado que os cafés baratinhos possuem, reduzindo infecções e mal estares dos mais diversos tipos.

Agora me conta aí nos comentários: qual a sua marca de café especial favorita?