O feijão é a estrela nacional. Ao lado do arroz, ele compõe a base da alimentação dos brasileiros e, justamente por isso, comprar marcas boas e de procedência é tão importante.
Se você também ama um bom feijão com arroz (ou arroz com feijão, dependendo da sua preferência), siga lendo este conteúdo e saiba quais marcas incluir na sua cesta básica!
Quais são os benefícios do feijão?
O feijão tem inúmeros benefícios e por isso pode fazer parte da sua alimentação diária. Ele é fonte de fibras e de proteínas e, quando combinado com o arroz, traz o aporte necessário de nutrientes para a dieta de qualquer pessoa.
Entre os benefícios deste alimento, estão:
- melhora na saúde intestinal;
- controle do colesterol;
- aumento da saciedade;
- excelente aporte de cálcio, ferro e zinco, além de proteínas e fibras;
- prevenção e controle da anemia;
- auxílio no fortalecimento imunológico.
Quais os tipos de feijão?
Feijão, embora delicioso, não é tudo igual.
O Brasil produz por ano cerca de 3 milhões de toneladas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), distribuídas entre os seguintes tipos:
- Carioca: também chamado de carioquinha é o mais consumido no país, o grão é bege, com listras marrons;
- Preto: é muito consumido no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul e em todo o país como o principal ingrediente da feijoada;
- Branco: com caldo ralo e casca fina, ele é mais usado em saladas, sopas e ensopados ou servido com dobradinha na buchada;
- Feijão-de-corda: muito consumido no Nordeste e em Minas Gerais, é uma variação do feijão-fradinho;
- Fradinho: em algumas regiões, também pode ser chamado de feijão-de-corda. Ele é mais usado para preparar saladas ou pratos especiais. Não produz caldo e tem um sabor frutado. É consumido na Bahia para o preparo do acarajé;
- Jalo: tem grãos alongados e é levemente adocicado, com massa consistente e caldo grosso. Pode ser usado para engrossar feijoadas, fazer tutu e no feijão tropeiro;
- Rosinha: já foi mais consumido antes da década de 70, mas perdeu espaço para o carioca. Seu sabor é um pouco mais suave e produz um caldo grosso;
- Azuki: é mais adocicado e usado em sobremesas da culinária japonesa;
- Feijão-bolinha: também conhecido como manteiga, tem sabor agradável, porém é pouco consumido no país.
Qual a melhor marca de feijão?
Na hora de comprar, além de considerar a marca, também avalie o tipo. O tipo 1 é o que tem melhor qualidade.
Outra dica é observar a cor do alimento (quanto mais homogênea, melhor) e escolher a embalagem com menor quantidade de grãos partidos.
Veja nosso comparativo de marcas e encontre a melhor.
#1. Broto Legal
A marca Broto Legal foi considerada a melhor de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste).
Os especialistas consideraram que este feijão apresenta excelente qualidade e sabor, além de ter o maior rendimento em comparação com os demais feijões testados.
#2. Camil
O feijão Camil também é um que está sempre na lista dos melhores. Recentemente, ele foi eleito o melhor pelos paulistanos. No estado de São Paulo, a marca atinge mais de 40% de participação no mercado.
A marca conta com a linha Todo Dia, com opções perfeitas para as receitas diárias, como feijão carioca, preto e fradinho.
#3. Granfino
Se você prefere o feijão preto, o Granfino pode lhe agradar. Ele foi eleito o melhor feijão preto pela Proteste, com nota máxima em pontos como: rotulagem, qualidade vegetal, rendimento após o cozimento, baixa presença de microrganismos e análise sensorial, como aparência, aroma, textura, sabor e cor.
#4. Qualitá
Entre as diferentes marcas de feijão Carioquinha, com certeza a Qualitá também é sempre lembrada. Com grãos macios e selecionados, o Qualitá faz muito sucesso e a linha ainda conta com outras opções como feijão preto, feijão branco em lata, carioquinha em lata e fradinho.
#5. Caldo Bom
A marca Caldo Bom conta com uma grande variedade de feijões, além dos tradicionais, como bolinha, branco, rosinha, preto, jalo, vermelho e azuki.
Ainda existem opções de seleções especiais e linha ouro, trazendo muito mais qualidade. Como o próprio nome da marca sugere, uma das características desses feijões é o caldo mais encorpado e a boa rentabilidade.
#6. Kicaldo
Finalizando nossa lista, está a marca Kicaldo, que também conta com uma enorme variedade de feijões, além dos tradicionais, como vermelho, rajado, jalo, fradinho, de corda, branco, entre outros.
Todos com grãos selecionados e, no caso do carioquinha, há uma excelente relação entre qualidade e preço.
E você, está de acordo com o nosso ranking de marcas de feijão? Deixe seu comentário!