Seja para emagrecer ou para ganhar mais saúde, a granola é um alimento indispensável. Versátil, ela vai bem com iogurte, frutas e diversas outras combinações, sendo excelente para o café da manhã, da tarde ou lanchinhos no meio do dia.
Porém, para obter todos os benefícios esperados, é muito importante escolher um produto de qualidade. Você sabe quais as melhores marcas de granola do mercado? Siga conosco e descubra!
O que é granola?
A granola é, basicamente, um mix de cereais, frutas secas e oleaginosas. Ela pode conter: aveia, farelo de trigo, gérmen de trigo, floco de arroz, floco de milho, banana ou uva passa, amêndoas, castanhas e nozes. Além desses, podem estar presentes outros ingredientes como coco seco ou ralado, chocolate amargo, manteiga de amendoim e especiarias.
A composição pode mudar de marca para marca, algumas contam com adição de açúcar ou xarope de milho – e também há opções de granolas salgadas, que são menos populares, porém podem aparecer em saladas e pratos salgados em geral.
Para que serve a granola?
A granola é um alimento muito gostoso – e que fornece carboidratos de baixo índice glicêmico, além de ser fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais, como ferro, cálcio, potássio, zinco e magnésio.
Quando usada em uma alimentação equilibrada, ela é capaz de oferecer uma série de benefícios à saúde, como:
- aliviar a prisão de ventre, pois é rica em fibras;
- ajudar a emagrecer, uma vez que aumenta a sensação de saciedade;
- prevenir doenças cardiovasculares, uma vez que a aveia é um potente ingrediente no combate do colesterol ruim;
- promover o rejuvenescimento da pele e diminuir o risco de desenvolver câncer, graças a ingredientes ricos em selênio, vitamina E e ômega 3;
- ajudar a controlar a pressão arterial;
- ajudar a regular o açúcar no sangue;
- fornecer energia.
Quais as melhores marcas de granola?
Apesar de todos esses benefícios, nem toda granola é saudável. Tudo dependerá dos ingredientes que ela dispõe. Caso haja muito açúcar ou sal, por exemplo, ela poderá ser prejudicial ao funcionamento do organismo.
E, não é por ser mais saudável, que você pode consumir a vontade. O ideal é manter o consumo em torno de 40 gramas por dia, ou 4 colheres de sopa. E sempre consulte um nutricionista antes.
Dito isso, que tal conferir o nosso ranking com as melhores granolas?
#1. Nesfit
A granola Nesfit, da Nestlé, foi eleita a melhor pela Proteste, em uma avaliação com 8 marcas. Ela ficou com uma nota final 74, de um total de 100, com bons níveis de sódio e excelente qualidade.
O produto está disponível nas versões de 200 e 700 gramas, nos sabores tradicional (com uva passa, castanha de caju e mel) e frutas (acrescido de mel e das frutas cristalizadas abacaxi, mamãe e coco).
E, como é da Nestlé, ela é fácil de ser encontrada em quase todos os supermercados, com um custo mais acessível.
#2. Vitao
A marca foi escolhida como a segunda melhor no estudo da Proteste – e também faz sucesso com diferentes consumidores. A Vitao conta com uma linha bem completa de granolas, com opções doces e salgadas em embalagens de 250 gramas e 800 gramas.
Os sabores disponíveis são: tradicional original, tradicional cacau e coco, tradicional grão e sementes, tradicional salgada, tradicional frutas vermelhas, tradicional original e tradicional grãos e sementes.
#3. Grano Square
Se você está em busca de uma opção sem glúten, vegana e deliciosa, certamente a Grano Square é uma excelente escolha.
Ela é desenvolvida com ingredientes premium com lascas de coco, amêndoas, castanhas do Pará e de caju e nozes chilenas, além de não ter conservantes e ser adoçada com melado. É uma granola fresca, feita artesanalmente e com gostinho de caseira.
Só está na nossa terceira posição porque não é tão fácil de encontrar e o custo é mais elevado.
#4. Coconut Granola
Uma opção diferenciada é essa versão Low Carb da Pura Vida. Ela é zero açúcar e sem glúten e feita com ingredientes diferenciados, mesclando a nobreza das lascas finas de coco, com flocos crocantes de quinoa, amêndoa, semente de abóbora e gergelim, extrato de baunilha, cacau premium e adoçantes naturais.
Essa é uma das granolas mais saudáveis do mercado, zero açúcar, livre de aditivos sintéticos e adoçantes que causem efeitos colaterais, pois os adoçantes usados são low fodmaps.
Está na nossa quarta posição porque custa mais caro que as demais – e não é tão simples de achar em qualquer mercado.
#5. Leve Crock
Crocante, saborosa, sem glúten, vegana, sem adição de açúcar, assada e livre de gorduras trans. Essa é a granola da Leve Crock. A marca possui várias opções, mas nós recomendamos a de quinoa e amêndoas.
Essa versão contém crispies de arroz, tâmaras secas, quinoa em grão, uva passa preta, ameixa seca, gergelim, fibra de polpa de beterraba, flocos de milho, linhaça marrom, amêndoas, castanha do Pará e uva passa branca.
A marca agora também conta com opções low carb: salgada (oliva e cúrcuma e oliva e páprica), coco e damasco e nibs de cacau e goji berry.
#6. Mãe Terra
A Mãe Terra ficou em quarto lugar no ranking da Proteste e é uma opção saudável, com custo um pouco mais acessível do que as anteriores.
A versão tradicional é feita com grãos 100% integrais, com aveia prensada, flocos de trigo, arroz, milho, semente de linhaça dourada, fibra de aveia, gergelim e chia, além de frutas secas. Outro ponto interessante é que este é um produto vegano.
Além da tradicional, a Mãe Terra também tem opções crocante, light, de coco orgânica, banana e cacau, cacau nibs, kids cacau, kids original e maçã e canela light.
#7. Grings
Se você está em busca de custo-benefício, a Grings pode ser uma boa escolha, especialmente porque a marca tem embalagens de 1kg e de 800 gramas.
Além disso, o que não faltam são opções, com sabores: maçã e coco, tradicional, zero açúcar, banana e cacau, frutas vermelhas, banana e mel, frutas tropicais e maçã e uva passa.
E, então, curtiu o nosso ranking com as melhores marcas de granola? Concorda com ele? Deixe sua opinião nos comentários!