Ketchup: ranking das melhores marcas

No cachorro-quente, na pizza, na batata-frita, no estrogonofe. Enfim, são muitas as receitas que ficam ainda mais saborosas com o ketchup. Uma boa receita de ketchup precisa ter aroma e sabor de tomate, além de uma leve acidez.

Não sabe qual comprar? A gente te ajuda! Veja nosso ranking das melhores marcas dessa iguaria!

Ketchup: ranking das melhores marcas - Já Provei

Quem inventou o ketchup?

O ketchup não é novo. Na verdade, sua receita data ainda do século XIX. Porém, embora seja um ícone da cultura norte-americana, a base desse molho é oriental.

Os chineses foram os responsáveis por inventarem o ketchup, usando, como base, vinagre e frutos do mar. Após se tornar popular no oriente, ele desembarcou na Inglaterra, com uma receita semelhante à dos chineses, porém com a adição de ostras, cogumelos, pepinos e nozes.

Mas, foi só em 1804, que surgiu a primeira receita de ketchup com tomate – presente no livro de receitas do norte-americano Alexander Hunter. Rapidamente, a iguaria caiu nas graças dos americanos e se popularizou no país.

Na época, o ketchup era mais popular que o próprio tomate e passou a ser vendido por fazendeiros. Acredita-se que o primeiro a vender ketchup de tomate em uma garrafa foi Jonas Yerkes.

A partir dessa base de tomate que H.J. Heinz criou a primeira receita de ketchup como conhecemos hoje, em 1872. Na época, Heinz vendia seu novo molho em uma pequena barraca na Filadélfia.

Após isso, várias outras marcas surgiram, com receitas diferentes de ketchup. Até hoje a Heinz continua produzindo a iguaria, e se orgulhando de usar apenas produtos selecionados.

Antes da Heinz, o ketchup era mais fino e aguado, em parte devido ao uso do tomate verde que contém pouca pectina. A receita original também tinha menos vinagre que o ketchup atual. Quando se passou a usar o tomate maduro em conserva, o resultado foi um produto mais espesso e com um sabor mais pronunciado.

Qual a origem da palavra ketchup?

A origem da palavra traz muito da história do ketchup. Inicialmente, os chineses chamavam a iguaria de ketsiap, ou, molho, em chinês. No século XVII, os chineses passaram a misturar peixe em conserva e temperos e passaram a chamar de kôe-chiap ou kê-chiap, que significa salmoura de peixe ou molusco fermentado.

Quando o molho chegou à Malásia e Singapura, os colonizadores ingleses provaram a iguaria pela primeira vez. O termo malaio para o molho era kicap ou kecap, que evoluiu para o inglês ketchup.

Quais as melhores marcas de ketchup?

Depois de embarcar nessa viagem histórica pelas origens do ketchup, que tal descobrir as melhores marcas da iguaria? Veja nossa seleção!

#1º colocado: Heinz

O ketchup Heinz é o mais antigo – e também considerado o melhor em vários países. Sua textura uniforme e um pouco mais líquida, e o aroma e o sabor mais ácidos, são inconfundíveis e para muitas pessoas Heinz é sinônimo de ketchup.

Seu sabor único e inconfundível, não é por acaso, já que a marca apenas utiliza tomates selecionados, cuidadosamente cultivados ao sol. Delicioso, ele pode ser usado em saladas, molhos, massas, batatas fritas, hambúrgueres, carnes etc.

Se você gosta de sabores mais acentuados e marcantes, com certeza vai adorar o molho da Heinz.

#2º colocado: Hemmer

Com sede em Blumenau, a Hemmer é uma marca brasileira e é uma das indústrias mais antigas no ramo de conservas.

A longevidade e a solidez da empresa são consequência dos produtos de qualidade e sabor incomparáveis – e para muitos o ketchup Hemmer é o melhor disponível no mercado.

Tanto na versão tradicional, como na versão picante, você encontrará ingredientes selecionados e um sabor marcante. Se você deseja experimentar uma opção diferenciada, nós recomendados a versão picante.

#3º colocado: Hellman’s

A Hellman’s é uma marca clássica, que iniciou sua atuação em 1920, em Nova Iorque. No início, a produção era apenas da lendária maionese. Depois, vieram outras opções como a mostarda e o ketchup.

Para quem deseja um molho com sabor mais suave e que lembra mais o tomate, sem tanta acidez, o molho da Hellman’s é perfeito e ideal para diversos tipos de preparo.

#4º colocado: Cêpera

Produzido com 10 tomates, sem amido e sem corantes. Esse é o Cêpera, que ocupa o quarto lugar no nosso ranking.

Além do original, a marca ainda conta com outras opções igualmente deliciosas como a versão com mel, picante e Habanero, com pimenta Habanero, para quem adora um sabor mais picante.

#5º colocado: Quero

Muitas pessoas não sabem, mas o Quero também é produzido pela Heinz, já que em fevereiro de 2011, a Heinz comprou ações da Coniexpress (Quero Alimentos).

A receita, porém, é diferente do Heinz original, pois conta com açúcar, vinagre, amido e condimentos, por isso, o resultado é um ketchup mais adocicado, versátil e saboroso.

#6º colocado: Predilecta

Outra opção com preço mais acessível e que agrada muito é o Predilecta, que tem um sabor mais pronunciado de tomate, ideal para quem adora o fruto.

O ketchup é produzido com polpa de tomate, açúcar, vinagre, amido e sal. E é perfeito para quem não curte sabores muito fortes e que não tenham um sabor tão pronunciado do vinagre.

Como escolher o melhor ketchup?

Com tantas opções, ainda não sabe qual ketchup escolher? O importante é considerar suas preferências. Alguns pontos que você pode analisar são:

  • se você prefere o sabor mais adocicado ou marcado de vinagre e condimentos;
  • se prefere as versões tradicionais ou mais picantes;
  • a composição dos ketchups, buscando aqueles com menos conservantes;
  • as calorias, caso esse seja um ponto importante para você, já que várias marcas contam com opções zero, light ou também sem glúten e sem lactose.

É claro que, além das opções que sugerimos, você também poderá fazer o seu próprio ketchup caseiro, com receitas práticas que usam, inclusive, extrato de tomate.

O importante é ir provando marcas novas até entender o seu paladar e escolher aquela que seja sua favorita.

E, então, gostou do nosso ranking e das curiosidades do Ketchup? Concorda com as marcas que separamos? Acha que ficou faltando alguma? Deixe sua opinião nos comentários!