Leite condensado: ranking das melhores marcas

O leite condensado é um dos ingredientes que faz parte da culinária brasileira. Brigadeiro, cocada, pudim, enfim, são inúmeras as receitas tradicionais que usam essa iguaria deliciosa.

Mas você sabe quais são os melhores leites condensados do mercado? A gente separou essa resposta para você – e muitas outras curiosidades desse ingrediente delicioso!

O que é leite condensado?

O leite condensado é um produto que tem origem europeia, embora o Brasil seja de longe o maior consumidor mundial do produto.

Esse é um produto obtido pela eliminação parcial do leite e consequente adição de açúcar. Para ser considerado leite condensado, é preciso ter no mínimo 8% de gordura do leite, 28% de extrato (componentes sólidos) seco do leite e 34% de proteínas do leite no extrato seco desengordurado.

As etapas de produção do leite condensado são:

  • Centrifugação, com o leite acondicionado em uma centrífuga, com os materiais de maior densidade sendo depositados no fundo do recipiente;
  • Filtração, após a decantação na centrífuga, o leite é filtrado para terminar a retirada das partículas suspensas;
  • Pasteurização, o leite é aquecido a uma temperatura de até 75 graus e logo em seguida é resfriado para a eliminação de microrganismos;
  • Tratamento térmico, o leite vai para o trocador, onde será aquecido;
  • Adição de açúcar, que evita a proliferação de microrganismos;
  • Evaporação, o leite com açúcar vai para um concentrador e é submetido a um aquecimento de 70 graus até que cerca de 65% da sua água seja vaporizada.

Assim, após a retirada parcial da água do leite e a adição de açúcar, tem-se o leite condensado, descoberto pelo francês Nicolas Appert em 1820, enquanto pesquisava métodos de esterilização e conservação de alimentos em embalagens herméticas.

Qual a diferença entre leite moça e leite condensado?

Leite moça e leite condensado são sinônimos. A diferença é que o Leite Moça é um dos mais antigos a serem produzidos – e considerado por muitas pessoas como o mais gostoso e original.

Em 1867 surgiu a primeira indústria para a produção comercial do leite condensado, a Anglo Swiss Condensed Milk. Logo em seguida, a Sociedade Nestlé iniciou também a fabricação do produto. A concorrência entre as duas marcas acabou em 1905, quando elas foram fundidas e nasceu a Nestlé & Anglo Swiss Condensed Milk Co.

Foi nessa época que surgiu a jovem típica com trajes camponeses. Naquele período, o produto já era bastante consumido na Suíça com a marca La Laitiére, “vendedora de leite”. Quando esse item começou a ser exportado, procurou-se um nome equivalente na língua de cada região. Em espanhol, surgiu a La Lechera e nos países de língua inglesa, Milkmaid.

Os primeiros carregamentos chegaram ao Brasil em 1890, como uma alternativa ao leite fresco. Inicialmente, o produto era comercializado como Milkmaid. Mas os brasileiros tinham dificuldades em falar e começaram a pedir pelo leite da moça, em referência à ilustração da camponesa. Quando a Nestlé abriu sua primeira fábrica no Brasil, em 1921, adotou o nome Leite Moça que, com o tempo, passou a se tornar sinônimo de leite condensado para muitas pessoas.

Quais as melhores marcas de leite condensado?

Agora que você já sabe tudo sobre a origem dessa iguaria, que tal conferir com a gente o ranking das melhores marcas?

#1. Leite Moça

Sem dúvida, o Leite Moça, da Nestlé, é o melhor leite condensado do país. O mais popular e adorado no Brasil, é considerado o “original” por muitas pessoas e possui uma formulação diferenciada, com a receita que era comercializada na Suíça.

A versão integral é a que possui uma textura mais espessa e cremosa, deixando as sobremesas com uma estrutura mais firme. Além do original, há opção com menos açúcar e agora também zero lactose.

#2. Itambé

A Itambé também é uma das marcas bastante lembrada quando o assunto são produtos lácteos e não deixa de ser diferente com o leite condensado. Ele é um dos campeões de venda, com uma textura mais consistente e encorpada.

A versão de lata é uma das preferidas das doceiras, pois também permite o preparo do doce de leite. A Itambé possui versões originais (com 8% de gordura), light e zero lactose.

#3. Elegê

Outro que faz bastante sucesso nas cozinhas brasileiras é o Elegê, uma marca do Rio Grande do Sul. Ele possui uma consistência mais leitosa, doçura equilibrada e textura e sabores adequados para diferentes receitas.

A linha também conta com versões tradicionais e zero lactose.

#4. Piracanjuba

Cremoso, saboroso e com doçura equilibrada, o Piracanjuba também é uma opção que agrada a muitas pessoas. Fabricado em Goiás, esse leite condensado apresenta uma coloração um pouco mais escura que os demais e um leve residual, porém o custo-benefício compensa.

A linha conta com diferentes opções além do tradicional, como semidesnatado, zero lactose e light.

#5. Italac

O Italac é o leite condensado ideal para quem deseja uma opção mais doce, porém, se esta opção não agrada ao seu paladar, é melhor preferir as outras marcas que citamos.

Apesar disso, ele também possui bastante cremosidade e uma textura aveludada, ideal para recheios e outras receitas. Outro ponto interessante é que, quando comparado com os demais, o Italac apresenta menos gordura, pois utiliza o leite semidesnatado na fabricação.

A linha conta com a versão gourmet, semidesnatado, desnatado (light) e zero lactose.

#6. Mococa

De todos, o Mococa é o que apresenta a textura mais líquida, com um sabor mais adocicado e uma sensação levemente arenosa no final. Por todos esses motivos, acabou ficando em último lugar no nosso ranking. A marca também possui opções semidesnatada e zero lactose.

#Bônus: Camponesa

Embora não seja tão conhecido quanto as outras marcas, o Camponesa, da Embaré, é um dos produtos que têm feito muito sucesso, especialmente entre as doceiras. O sabor é doce na medida certa e a cremosidade também é excelente, sendo ideal para fazer brigadeiros.

A marca conta com a versão tradicional e também o semidesnatado. Nós não o incluímos no ranking, porque ele não é tão fácil de ser encontrado em todas as partes do país.

E aí, concorda com o nosso ranking de marcas de leite condensado? Deixe a sua opinião e suas marcas favoritas!