Delicioso, fácil de fazer, versátil. Todas essas são características do macarrão, um dos pratos símbolos da Itália e que também faz muito sucesso aqui no Brasil.
Mas, para conquistar aquele macarrão soltinho e delicioso, escolher a marca certa faz toda a diferença, não é? Para lhe ajudar, montamos esse ranking com as opções mais saborosas dos mercados. Vem ver!
Quem inventou o macarrão?
Essa é uma pergunta complicada, já que ninguém sabe ao certo quem foi o primeiro inventor do macarrão. Acredita-se que a façanha seja dos babilônios ou dos assírios, por volta de 2500 a.C, ou ainda os chineses, pouco depois.
Arqueólogos encontraram na China vestígios do “macarrão pré-histórico” com quase 4 mil anos de idade.
Porém, foi mesmo na Itália que ele se tornou uma verdadeira iguaria. E, ao contrário do que reza a lenda, não foi Marco Polo o responsável por apresentar o espaguete aos italianos.
Quando o mercador veneziano foi visitar o Oriente, no século 13, o macarrão já era um prato muito consumido pelos italianos. Acredita-se, portanto, que foram os etruscos os responsáveis por criar a tradição dessa massa.
Esse povo habitava a região da Itália antes dos romanos, por volta do ano 400 a.C e eles já consumiam uma massa semelhante ao macarrão. Antes deles, ainda, os gregos já eram especialistas em um prato chamado “laganon”, que consistia em camadas alternadas de carne e massa de trigo, uma espécie de ancestral da lasanha.
A massa seca, contudo, como conhecemos hoje, que pode ser guardada e cozida mais tarde, foi inventada pelos árabes, no século 9. Eles também devem ter sido os responsáveis por levarem essa técnica de produção para a região italiana de Palermo, entre os séculos 9 e 11, durante a dominação islâmica na Sicília.
O acompanhamento clássico de molho de tomate, porém, só surgiu no século 17, uma invenção deliciosa dos napolitanos!
- Veja também: Ketchup: ranking das melhores marcas
Quais as melhores marcas de macarrão?
Se a história do macarrão é marcada por incertezas, a busca pela melhor marca é sinônimo de grande competição. Embora cada um tenha suas preferências, existem algumas que são aclamadas por especialistas. Será que você concorda com o nosso ranking?
#1ª colocação: Adria e Barilla
Na primeira colocação, estão empatadas as marcas Adria e Barilla, como os melhores de acordo com diferentes especialistas na massa – e até mesmo segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha!
A Adria é uma marca nacional, de Porto Alegre, que iniciou sua produção em 1951 com uma família de imigrantes italianos.
No ranking do Datafolha, a Adria está sempre “brigando” com a Barilla pela primeira colocação, alternando os anos em que leva o pódio.
O carro-chefe da empresa são as massas com ovos, com destaque para o espaguete, que vai bem com praticamente qualquer tipo de molho. Outra linha que faz sucesso são as massas Grano Duro, elaboradas com a parte mais nobre do trigo, e também as massas de sêmola.
A Barilla nasceu em Parma, na Itália e começou com a fabricação de pães. Contudo, foram as massas que tornaram a empresa conhecida mundialmente e hoje ela é a maior indústria do ramo no mundo.
O portfólio de massas da Barilla é imenso, até mesmo com opções de macarrão sem glúten. Também conta com opções das linhas: clássica (autêntica massa italiana), 5 cereali (massa integral que combina 5 cereais), la collezione (cortes de massa inspirados em regiões da Itália), massa com ovos (macias e soltinhas), piccolini (cortes em miniatura) e integrale (massas feitas com 100% de trigo grano duro integral).
#2ª colocação: Renata e Galo
O macarrão Renata também é uma criação de um imigrante italiano, mais especificamente de Adolpho Selmi que desembarcou no Brasil em 1887 e se instalou em Campinas, no interior de São Paulo. Foi lá, que ele fundou sua fabriqueta de macarrão, a Fábrica de Massas Adolpho Selmi.
Ainda no final do século 19, Selmi firma sociedade com Hugo Gallo, nome que, em 1908, daria origem ao macarrão Galo (sempre listado entre as melhores marcas de massa do país).
Hoje o grupo Selmi conta com uma série de produtos da marca Renata e Galo. A linha de macarrão Renata dispõe de uma grande variedade de opções, como as linhas: caseira (que são os macarrões com ovos, considerados os melhores da marca), orgânico, sem glúten e superiore (é a linha Grano Duro da marca).
Já a linha Galo conta com opções: sêmola, semolado e integral.
#3ª colocação: Petybon
A Petybon é uma marca do grupo J. Macêdo (que também conta com outras marcas conhecidas como Dona Benta, Sol e Brandini). Porém, a história da Petybon tem início em 1937, pelas mãos da tradicional família Matarazzo, de origem ítalo-brasileira e proprietária do Grupo Matarazzo.
Na época, o grupo iniciou a produção de biscoitos e massas brasileiras compatíveis com a qualidade e o sabor dos produzidos na Itália. De lá para cá, a marca contou com parcerias e joint-ventures com indústrias internacionais para a troca de tecnologias e experiências, como a BSN (francesa), Mapiant (italiana) e a Barilla (italiana).
Mesmo depois de desfeitas, essas parcerias ajudaram a marca brasileira a agregar conhecimento e tecnologia, o que conferiu aos macarrões da Petybon um perfil diferenciado e um sabor único. Em 2004, a Petybon passou a ser incluída no grupo J. Macêdo.
Hoje, a Petybon conta com um amplo catálogo de massas, como a linha com ovos e a linha grano duro, com diferentes tipos de macarrão, além das famosas lasanhas.
#4ª colocação: Urbano
A Urbano foi fundada em 1960 por Urbano Franzner, como Cerealista Urbano. Foi só em 1966, que a marca própria Urbano foi lançada, com o Arroz Urbano.
Em 2008, a marca se tornou pioneira no país na produção de macarrão sem glúten, criando uma versão do produto a partir do arroz, em duas versões: tradicional e vitaminada.
Hoje, a Urbano conta com diferentes linhas de macarrão de arroz, ideal para quem não pode consumir glúten ou deseja reduzir a presença dele na dieta. Com sabor inigualável, o macarrão Urbano está disponível nas versões integral, tradicional e macarrão de arroz com feijão.
#5ª colocação: Romanha
A Romanha é uma empresa localizada em Pinhais, no Paraná e fundada em 1973. Hoje, a marca conta com uma ampla variedade de produtos, como massas frescas, massas secas, massas tipo caseiras, massas recheadas e congelados.
Na linha de macarrão, a Romanha conta com opções caseiros, com ovos e de sêmola, além de versões integral, de espinafre e macarrão de Yakissoba, agradando a todos os públicos e paladares.
#6ª colocação: Basilar
A Basilar é uma marca muito conhecida de quem mora no interior de São Paulo – e para muitos é a melhor marca de macarrão.
Fundada em 1964 na cidade de Jaboticabal-SP, a marca tem investido em tecnologia e inovação, levando ao consumidor um macarrão saboroso e de alta qualidade.
Hoje, a Basilar conta com mais de 30 tipos de massas que compõem a linha de Sêmola e Comum.
#7ª colocação: Vitarella
Fundada em 1993 em Pernambuco, a Vitarella conta com uma ampla linha de produtos, incluindo os seus deliciosos macarrões.
A linha de massas da marca conta com opções de sêmola, sêmola com ovos, comum e instantânea.
Uma pesquisa do Proteste colocou a massa de sêmola da Vitarella como a melhor escolha dos 50 participantes, que analisaram a consistência, a cor, o sabor e o aroma de diferentes espaguetes.
O que servir com macarrão?
Depois de ver esse ranking delicioso, você já ficou com água na boca pensando na próxima receita de macarrão para servir na sua casa?
Pois saiba que o que não faltam são acompanhamentos deliciosos para uma boa massa. Algumas sugestões são:
- almôndegas;
- carne assada;
- filé mignon (principalmente no caso do macarrão com molho branco, como o molho Alfredo);
- costela (combina perfeitamente com macarrão ao molho sugo);
- frango (combina com todos os tipos de molhos);
- legumes (ideal para macarrão com molhos à base de ervas);
- peixe (perfeito com macarrão ao molho branco).
E, então, já está com água na boca para provar nossas sugestões? Você concorda com o nosso ranking ou acha que deixamos de fora alguma marca de macarrão que você recomenda? Deixe um comentário com a sua opinião!