O óleo de soja faz parte da rotina alimentar do brasileiro e é um item indispensável, presente na nossa cesta básica.
Ele é feito a partir da extração do óleo da semente de soja e é rico em gorduras poli-insaturadas, ômega 3 e 6 e vitamina E. Se na sua casa não pode faltar esse tipo de óleo, siga a leitura e descubra as melhores marcas desse produto!
Qual é o benefício do óleo de soja?
Muito se fala sobre qual o melhor óleo para cozinhar. A dica, nesse caso, no entanto, está na moderação, já que todos os óleos possuem benefícios e malefícios – e com o de soja não é diferente.
Entre os benefícios do óleo de soja, podemos citar:
- rico em gorduras saudáveis para o coração, principalmente em ácidos graxos poli-insaturados, ligados a um risco menor de doença cardíaca. Além disso, esse óleo conta com ômega 3, que ajuda a reduzir a inflamação e proteger contra doenças cardíacas;
- rico em vitamina K, importante na coagulação sanguínea e também na regulação do metabolismo ósseo, reduzindo o risco de osteoporose e fraturas ósseas;
- rico em ácidos graxos e ômega 3, além de alguns óleos serem enriquecidos com ácido estearidônico, associados a vários benefícios como na manutenção da saúde do coração, no desenvolvimento fetal, na função cerebral e na imunidade;
- rico em vitamina E, um nutriente anti-inflamatório que ajuda na saúde da pele.
Qual a melhor marca de óleo de soja?
Para ajudar você a escolher o óleo de soja, fizemos nosso tradicional ranking com as marcas mais procuradas no país. Confira.
#1º lugar: Liza
De acordo com uma pesquisa do Datafolha, o óleo de soja Liza é o favorito dos paulistanos – e também de muitos brasileiros.
Esse é o produto mais vendido da sua fabricante Cargill. O óleo Liza nasceu em 1975, no Paraná. Nessa época, ele ainda era comercializado em latas e tinha a promessa de não deixar cheiro e nem fazer fumaça.
Em 1990, a marca se transformou e passou a adotar a embalagem PET – e ganhou mais produtos na sua linha, como óleo de canola, girassol e milho. Todos os óleos da marca são exportados para a América Latina.
O óleo de soja Liza é 100% vegetal, cinco vezes extra filtrado e feito a partir do grão de soja selecionado.
#2º lugar: Soya
O óleo Soya é um dos mais vendidos do país e a marca está há mais de 30 anos presente nas casas dos brasileiros. Esse óleo é filtrado 5 vezes e é encontrado nas versões 900ml e 500 ml.
O óleo de soja foi o primeiro produto criado pela marca, em 1989, também ainda na embalagem em lata. Em 1995, ele se tornou o primeiro óleo a ser envasado em embalagem PET transparente no Brasil. Em 1997, inovou novamente, ao lançar a embalagem PET de forma arredondada.
Em 2002, a Soya passou a inserir outros produtos no seu catálogo, seguindo o sucesso do óleo de soja, como margarina e maionese. E em 2017, a linha de óleos da marca ficou mais completa com os óleos de girassol, de canola e de milho.
#3º lugar: Coamo
Outro óleo bastante lembrado é o Coamo. Ele é puro, claro, leve, não tem cheiro e é perfeito para preparar alimentos, fazer frituras, saladas e culinária em geral, não fazendo fumaça e não interferindo no sabor dos alimentos.
A Alimentos Coamo está ligada à Coamo Agroindustrial Cooperativa e desde 1970 comercializa diferentes marcas, além da própria Coamo, como: Primê Creme Vegetal, Anniel, Farinha de Trigo, Café Sollus e Café Duallis.
#4º lugar: Leve
O óleo de soja Leve possui padrão internacional e é o único no Brasil produzido com soja tradicional e não transgênica, com qualidade igual aos líderes do mercado.
Esse óleo é produzido pela IMCOPA e segue rigorosos padrões de processamento. Antes de ser envasado, o óleo Leve passa por 7 filtros, o que garante pureza e qualidade.
E, então, você concorda com o nosso ranking de marcas de óleo de soja? Deixe um comentário com o seu produto favorito!