Peixe frito: temperos e acompanhamentos

O peixe frito é delicioso – e faz parte da cultura alimentar de muitos brasileiros.  São inúmeras as receitas e, embora seja possível usar vários peixes, os mais indicados para fritar são: traíra, merluza, badejo, pescada, tilápia e cação.

Usando o peixe certo, você conseguirá um prato muito mais sequinho e crocante. Para ajudar a destacar ainda mais sua receita, separamos os melhores temperos e acompanhamentos para peixe frito. Confere aí!

Peixe frito: temperos e acompanhamentos - Já Provei

Acompanhamentos para peixe frito

Quer destacar ainda mais o seu peixe frito? O acompanhamento certo faz toda a diferença. Veja as ideias deliciosas que separamos:

  1. Purê de batata
  2. Purê de batata doce
  3. Purê de abóbora
  4. Purê de mandioca (aipim)
  5. Chips de batata doce
  6. Farofa de banana da terra
  7. Farofa de castanhas de caju
  8. Salada tropical
  9. Salada de batata
  10. Salada primavera
  11. Salada de feijão fradinho
  12. Salada com laranja
  13. Salada de grão de bico
  14. Salada verde
  15. Risoto de aspargos
  16. Risoto de alho poró
  17. Risoto de cogumelos
  18. Arroz com brócolis
  19. Arroz com castanhas
  20. Arroz com açafrão, tomate seco e mussarela
  21. Arroz a grega
  22. Arroz com lentilha
  23. Arroz com amêndoas
  24. Arroz colorido
  25. Arroz de forno
  26. Batata frita
  27. Batata sauté
  28. Batatas ao murro
  29. Batatas rústicas
  30. Batata gratinada
  31. Batatas ao gratin
  32. Batatas assadas com alecrim
  33. Brócolis a napolitana
  34. Molho tártaro
  35. Molho de hortelã
  36. Molho de limão e coalhada
  37. Molho de laranja
  38. Molho de mostarda e mel
  39. Molho de iogurte
  40. Vinagrete
  41. Chips de banana
  42. Legumes sauté
  43. Legumes na manteiga
  44. Papelote de legumes
  45. Banana frita
  46. Abobrinha de forno
  47. Mandioca assada (aipim assado)
  48. Mandioca frita (aipim frito)
  49. Couve-flor gratinada
  50. Abóbora assada
  51. Macarrão com legumes
  52. Macarrão ao alho e óleo
  53. Ceviche de manga

Temperos para peixe frito

Quem está acostumado a cozinhar, sabe o quanto o tempero certo faz diferença, especialmente nas receitas de peixe. Para deixar o seu peixe empanado ainda mais gostoso, separamos algumas ideias de tempero. Veja só:

  1. Sal grosso, coentro e gengibre: você vai usar ¼ de xícara de sal grosso, 2 colheres de chá de semente de coentro e 1 colher de sopa de gengibre em pó. Comece batendo as sementes de coentro no pilão para triturar, acrescente o sal grosso, o gengibre e bata um pouco mais.
  2. Temperos verdes e limão: passe nos filés de peixe 1 dente de alho amassado, salpique por cima ¼ xícara de salsinha e ¼ de xícara de cheiro verde. Finalize com 1 xícara de suco de limão, sal e pimenta a gosto. Deixe marinando por 5 minutos ou mais.
  3. Tempero com curry e limão: use suco de 1 limão, raspas de limão, curry a gosto e sal e pimenta do reino a gosto. Passe o sal, a pimenta e o curry no peixe, adicione o suco de limão e deixe marinar. Use as raspas de limão para temperar a farinha que for empanar.
  4. Tempero com pimenta malagueta: no liquidificador bata ½ cebola. Em um recipiente a parte, misture, 1 xícara de chá de vinagre de maçã, pimenta malagueta a gosto, sal a gosto e caldo de 2 limões. Misture ambos e dê um banho de tempero no peixe.
  5. Shoyu: coloque em um liquidificador ou triturador 1 colher de sopa de shoyu, 4 dentes de alho, 4 colheres de sopa de azeite, 1 cebola, suco de 1 limão, pimenta do reino a gosto, salsinha a gosto, cheiro verde a gosto e sal a gosto. Espalhe o tempero por cima do peixe e deixe marinando de 3 a 4 horas ou de 1 dia para outro.
  6. Tempero clássico: regue o peixe com suco de 1 limão, sal e pimenta do reino a gosto. Deixe marinando na geladeira para o sabor incorporar.
  7. Ervas: boas opções para peixe são manjericão, louro, tomilho e alecrim. Bata as ervas no liquidificador e passe nos filés, deixando o peixe descansar em torno de 1 hora.
  8. Vinho branco: esprema o suco de 1 limão no peixe, depois faça uma marinada com 1 copo de vinho branco seco, 1 colher de chá de orégano, 2 dentes de alho picado, 1 pitada de pimenta do reino e 1 pitada de sal. Deixe o peixe marinando na geladeira por 30 minutos.

Depois de todas essas ideias, ficou mais fácil diferenciar o seu peixe frito? Se você tem algum acompanhamento ou tempero que ficou de fora da lista, é só deixar um comentário pra gente!