Antes de começarmos com esse comparativo, é importante deixar claro que, do ponto de vista nutricional, não importa se você consome Toddy ou Nescau; todos os achocolatados em pó são basicamente açúcar.
O ideal é ficar longe desses produtos para o bem da sua saúde, mas… se mesmo assim bater aquele desejo incontrolável de um copo geladinho, é importante saber qual deles é o melhor (ou menos pior) para você.
Nossa equipe avaliou o sabor e as características dos dois, e a seguir você confere os resultados.
- Veja também: Oreo ou Negresco: qual o melhor?
Diferenças entre Toddy e Nescau
Todos os achocolatados em pó disponíveis no mercado apresentam uma quantidade enorme de açúcar em suas fórmulas, mas o Nescau leva uma pequena vantagem sobre seu concorrente neste item, já que uma colher de 20g do produto contém 15g de açúcar, contra os 18g do Toddy.
Basta uma degustação rápida com a mesma quantidade dos dois produtos no leite para atestarmos que Toddy é realmente bem mais doce.
Se você ficou espantad@ com a quantidade de açúcar desses achocolatados, é sempre bom lembrar que esse é exatamente o motivo para eles serem tão baratos.
À título de comparação, se você buscar uma alternativa mais pura, um produto que é de fato chocolate em pó solúvel, e não açúcar disfarçado, vai pagar pelo menos R$ 60 reais em 1 kg.
No Brasil temos excelentes fabricantes de chocolates nesse formato como a Lugano e a Florybal, mas sabemos que é uma minoria que pode pagar por eles.
Fonte: Movimento Infância Livre de Consumismo
Além da quantidade de açúcar, outra diferença importante entre eles é a densidade do pó. Enquanto o Nescau é mais fino e dissolve fácil até no leite gelado, o Toddy é mais grosso, e acaba formando gomos mesmo no leite morno.
E para finalizar, temos a “malígna” maltodextrina. Esse polímero de glicose é rapidamente absorvido pelo organismo, elevando a glicose no sangue em instantes e, se consumido em grandes volumes e por muito tempo, pode até levar à diabetes.
Nesse item o Toddy leva uma boa vantagem, pois tem bem menos maltodextrina que o Nescau.
É uma pena que produtos que um dia já foram muito bons hoje sejam tão pobres. O Toddy por exemplo, quando começou a ser fabricado e vendido no Brasil em 1933, tinha fórmula completamente diferente, com base no extrato de malte, cacau e melaço de cana.
Mas então, qual o melhor?
A ideia principal dos achocolatados é tornar o sabor do leite mais agradável. Então, esqueçamos por um instante as preocupações com a saúde, e vamos nos ater à avaliação do sabor.
Se a sua principal forma de consumo é no leite gelado, o Nescau é a escolha ideal, já que com uma menor quantidade de colheres você já consegue um ponto de cor e sabor bem interessantes.
Dessa forma o Nescau acaba sendo mais econômico que o Toddy, algo que aliás vai contra uma das primeiras propagandas do Toddy no Brasil, que dizia “Toddy é gostoso quando fica econômico“.
Agora, se você mora em cidades mais frias, e por isso costuma consumir o produto com mais frequência no leite quente, o jogo vira completamente.
Nesse caso o Toddy torna-se a melhor opção, apresentando sabor e aroma mais agradáveis que os de seu concorrente.
Agora conta aí nos comentários: qual é o melhor para você? Toddy ou Nescau?