Nós brasileiros sempre fomos apaixonados por café, mas só nos últimos anos começamos a nos preocupar com a qualidade do produto que consumimos no dia a dia, o tradicional café de supermercado.
Graças ao fenômeno das cápsulas de expresso, o nível de exigência do consumidor subiu, e os fabricantes se viram obrigados a evoluir seus produtos, oferecendo grãos e torras mais sofisticados.
O resultado disso é que hoje podemos encontrar produtos de excelente qualidade nas prateleiras, e muitos inclusive com preços bem acessíveis.
Para te ajudar na hora da escolha, nesse artigo você confere um ranking das marcas mais recomendadas.
- Veja também: Doce de leite: qual é a melhor marca da atualidade?
Como escolher um bom café de supermercado
O café não tem que ser preto para ser bom! Por isso, evite os cafés fortes e extra-fortes.
Normalmente estes são cafés feitos a partir de grãos excessivamente torrados, que resultam em bebidas amargas e de baixa qualidade. Muitas vezes a torra escura é usada para disfaçar as impurezas do produto, e se você toma o café adoçado, vai ter que colocar mais açúcar do que o normal para “quebrar” o amargor.
Dê preferência aos cafés 100% Arábica, pois esse tipo de grão superior garante uma experiência bem mais agradável ao paladar que a dos populares grãos Conilon (também conhecidos como Robusta).
Fique atent@ à embalagem do café, pois isso é importante para a conservação das propriedades do produto. Evite as embalagens tipo “almofada”, pois ela tem microfuros que aceleram a deterioração do pó.
As embalagens à vácuo são as melhores, mas aquelas com válvulas também são excelentes, já que permitem o “respiro” saudável do produto, e ainda a experimentação do aroma antes da compra.
Agora que você já ficou por dentro desses detalhes, é hora de conhecermos as melhores marcas de café do Brasil:
Atenção: este ranking está restrito à categoria café torrado e moído, e por isso não incluí cafés em cápsula, solúvel ou em grão.1. Pimpinela Golden
O Café Pimpinela Golden é um café encorpado, com acidez e doçura acentuadas, que mistura grãos do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Espirito Santo. O Arábica prevalece, mas há outros inseridos no blend.
Ele é ideal para consumo no café da manhã com ou sem leite, pois seu aroma intenso é um excelente estímulo para começar bem o dia.
Ele é oferecido na embalagem à vácuo, e por isso mantém todas as suas propriedades até chegar na sua mesa.
2. Melitta Tradicional
O Café Melitta Tradicional foi eleito o melhor café de supermercado pelo último teste do Proteste, realizado em 2019, com pontuação bem acima dos concorrentes.
Assim como o Pimpinela Golden, o Melitta Tradicional também é um café de sabor e aroma intensos, que vem armazenado numa embalagem à vácuo que protege suas características.
Nossa equipe detectou um aumento significativo de impurezas no pó do café Melitta Tradicional, em embalagens avaliadas entre junho e agosto de 2020.3. Três Corações Tradicional
Outro café de supermercado muito bem avaliado pelo Proteste é o Três Corações.
O produto apresenta bom aroma, baixíssimo nível de impurezas em seu pó, e ótimo sabor após preparo, com proposta um pouco mais suave que a dos primeiro e segundo colocados.
Qual o pior?
O café Jardim recebeu a menor nota de qualidade nas análises do Proteste e, além disso, também foi o que apresentou a maior quantidade de fragmentos de insetos num teste recente. Mais precisamente 372 fragmentos a cada 25g.
Na degustação feita por nossa equipe, o café Evolutto 100% Arábica Tradicional foi sem dúvida o mais decepcionante.
Apesar de trazer na embalagem a informação “100% Arábica – torra média”, que em teoria deveria garantir um pó mais claro, em tom caramelo de aroma suave, o que vimos foi exatamente o oposto: um pó muito escuro, extremamente torrado, e com cheiro de queimado.
Após o preparo, o sabor foi exatamente o que esperávamos para as características do pó: praticamente intragável de tão amargo. Até com açúcar e leite é difícil de engolir.
E você, tem algum preferido que não está na lista? Conte aí nos comentários!