Como fazer iogurte caseiro só com leite e iogurte natural

Você sabia que é possível ter iogurte caseiro infinito em casa? Pois é, depois que você aprender essa receita, nunca mais vai precisar comprar este item nas suas compras de mês. Basta 1 litro de leite e 1 pote de iogurte natural para começar!

Venha comigo nesse passo-a-passo, e garanta mais economia e saúde para a sua família!

Como fazer iogurte caseiro só com leite e iogurte natural - Já Provei

Iogurte caseiro: mais saúde e economia

O iogurte caseiro tem duas grandes vantagens sobre os iogurtes industrializados que você compra no supermercado:

  1. Ele é absolutamente natural, e por isso está livre daquele monte açúcar e substâncias de nome estranho que você vê nos rótuloas das marcas mais populares;
  2. É muito mais barato! Depois que você fizer seu primeiro litro de iogurte caseiro, basta separar uma pequena parte dele para utilizar como base na próxima produção. Ou seja, iogurte infinito!

Como fazer iogurte caseiro usando apenas leite e iogurte natural

Para começar essa farra do iogurte, você só vai precisar de:

  • 1 litro de leite integral;
  • 1 pote de iogurte natural (Tem que ser natural mesmo! Se tiver açúcar ou amido não serve!).

Eu uso esse iogurte da Itambé e sempre funciona direitinho:

Como fazer iogurte caseiro: o pote necessário para começar

Tudo pronto? Então vamos começar!

Tire o pote de iogurte natural da geladeira, e deixe-o em temperatura ambiente.

Coloque o litro de leite numa leitera ou panela, leve ao fogo médio, e fique acompanhando o aquecimento até chegar perto de ferver (sério, não saia do lado! Eu já cansei de esquecer o leite no fogão e ele transbordar!).

Tá quase fervendo? Então desligue o fogo e vá ver uma série na Netflix.

Volte 10 minutos depois, e coloque seu dedo mindinho no leite (bem rapidinho). Tá muito quente pro seu dedo ficar dentro do leite? então ainda não tá no ponto.

Volte uns 5 minutos depois, e veja se seu dedo mindinho já consegue ficar 10 segundos dentro do leite sem se queimar. Conseguiu? Então tá no ponto!

Agora pegue uma concha desse leite (aquela de feijão mesmo), e coloque num recipiente de plástico ou vidro (que tenha tampa). Abra o pote de iogurte natural que estava te esperando, e coloque todo seu conteúdo nesse recipiente também.

Misture o leite e o iogurte com uma colher até ficar bem homogêneo, e depois acrescente o restante do leite que ficou na leitera/panela.

Agora feche o recipiente com a tampa, e embrulhe-o com: dois panos de prato se você mora num lugar frio, e 1 pano de prato se você mora num lugar quente.

Coloque esse embrulho bonito dentro do forno do seu fogão (mas não vá ligar o forno, tá?), feche a portinha, e vá cuidar da sua vida.

Volte 6 horas depois, abra o embrulho, e contemple toda magia do iogurte caseiro que você mesmo fez!

Dica: o iogurte pode ficar até 8 horas no forno. Então você pode fazer a receita no fim da noite para tê-la prontinha pela manhã.

Assim que ele estiver pronto, coloque-o na geladeira para conservar. Ele pode ficar até duas semanas lá.