Gostosa e super fácil de fazer, a gelatina é uma das sobremesas mais conhecidas em todo o país. Apesar disso, você sabia que existem vários tipos de gelatinas?
Na hora de encontrar a ideal para suas refeições, é importante entender essas diferenças e também escolher as melhores marcas. Siga conosco e veja as informações que separamos!
Gelatina comum x Gelatina natural: entenda as diferenças
Você sabia que gelatina não é tudo igual? No mercado, você encontra diferentes tipos – e é importante entender as diferenças entre eles, escolhendo o ideal para suas necessidades e desejos.
Gelatina comum
A gelatina comum, aquela que encontramos em todos os mercados, vendida em forma de pó e que deve ser misturada à água quente. Ela é, basicamente, formada por colágeno retirado do couro do boi, cor, aroma e açúcar ou adoçante.
Para ser fabricada, o colágeno do boi passa por um processo que envolve uma filtragem para retirar as gorduras e fibras, além da evaporação, esterilização, secagem e moagem, resultando em um pó incolor. Posteriormente, esse pó é adoçado, colorido artificialmente e também recebe aromas artificiais.
Embora seja pouco calórica, como você pode notar, ela é um produto altamente processado, que recebe vários aditivos químicos, como corantes e aromatizantes artificiais, e também reguladores de acidez e conservantes. Por isso, seu consumo deve ser moderado.
Gelatina natural bovina
A gelatina natural, por outro lado, é basicamente composta da proteína do colágeno. Ela é elaborada a partir das cartilagens do boi, que são ricas em colágeno.
Assim como a comum, ela também passa pelos processos de extração, filtragem, concentração, esterilização, secagem e moagem, porém, não é adicionada de sabores e nem corantes.
Gelatina natural vegetal (agar-agar)
Quem não consome carne e nem produtos de origem animal, pode optar pela gelatina vegetal. Nesse caso, ela é produzida a partir do agar-agar (também chamado de Kanten), uma substância gelatinosa extraída de algas do oceano Índico ou Pacífico – e muito usada na culinária japonesa.
Ela pode ser encontrada em formato de lâminas transparentes chifonadas ou em pó.
Gelatina é bom para que?
O colágeno, principal ingrediente da gelatina, é uma proteína muito importante para o nosso corpo. Ele ajuda a reforçar os tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos, mantendo, assim, a integridade das articulações.
Além disso, o colágeno ajuda a melhorar a elasticidade, a resistência e o brilho do cabelo e da pele, reduzindo a flacidez, retardando o envelhecimento, fortalecendo as unhas, aumentando o crescimento e o brilho dos cabelos e evitando a formação da celulite.
Melhores marcas de gelatina
Agora que você já viu as diferenças entre as gelatinas, que tal descobrir as melhores marcas? Confira!
#1. Dr. Oetker
A Dr. Oetker é uma das marcas mais conhecidas e completas de gelatina, com diversas opções de gelatina comum, diet, light, incolor e até sem ingredientes animais, como é o caso da linha Gelatifruti.
Para quem deseja um produto mais natural, a marca ainda conta com a Minha Gelatina, produzida apenas com corantes naturais, enriquecida com vitaminas e minerais e adoçada com açúcar orgânico.
#2. Bocão, da Royal
Outra marca muito consumida e procurada de gelatina é a Royal, com o conhecido personagem “Bocão” voltando a estampar as embalagens da marca.
A tradicional linha de sobremesas da marca foi introduzida no mercado nacional em 1946 – com o lançamento da gelatina em pó sabor morango. Com o sucesso enorme do produto, rapidamente a linha ganhou outros sabores, como framboesa, cereja, limão e laranja.
Tradicional na mesa dos brasileiros, a gelatina Royal foi considerada a melhor marca de gelatina pelos consumidores do estado de São Paulo, em pesquisa realizada pela Folha de São Paulo.
Outro diferencial é que essa é uma das poucas marcas de gelatina que não contém glúten, uma informação importante para quem é celíaco ou tem intolerância ao glúten.
#3. Gelialgas
Está em busca de uma opção de gelatina vegetal, extraída do agar-agar? A Gelialgas possui uma linha completa, com diversos sabores, como: morango, uva, abacaxi, laranja e limão, em embalagens já prontas de 140 gramas, 210 gramas e 70 gramas.
O produto é voltado para vegetarianos, veganos e todos os interessados em ter uma alimentação mais saudável.
#4. Sol
A marca Sol possui uma linha completa, com diferentes produtos, inclusive gelatinas comuns de vários sabores – sendo uma das mais consumidas no país. Presente há mais de 100 anos na vida da família brasileira, a marca conta com gelatinas de: abacaxi, morango, cereja, framboesa, limão e uva – todas em embalagem de 25 gramas.
#5. Apti
A Apti é uma marca nacional e que possui uma grande variedade de gelatinas, nos sabores: abacaxi, morango, limão, cereja, framboesa, tutti-frutti, maracujá, pêssego, amora, uva e também gelatina sem sabor.
Para quem está em busca de uma dieta mais saudável, a marca também tem a linha de gelatinas Yeba, com baixas calorias. Essa linha tem disponível os sabores: uva, abacaxi, limão, cereja, framboesa e morango.
#6. Linea
Quem é diabético, deve ter bastante cuidado ao escolher a gelatina, optando por uma alternativa sem açúcar. A gelatina da Linea é a mais saborosa dentro desse formato.
A linha é vasta e com muitas opções de sabores, como: uva, morango, limão, cereja, abacaxi e tangerina. Embora seja sem açúcar, essa é uma gelatina bastante saborosa, porque é adoçada com sucralose.
#7. Lowçucar
Outra opção interessante para diabéticos, é a gelatina Lowçucar. Ela é zero açúcar e aprovada pela ANAD (Associação Nacional de Atenção ao Diabetes). Além de não ter açúcar, ela também possui baixa caloria, sendo perfeita para quem está fazendo dieta. Essa gelatina ainda é zero glúten, perfeita para celíacos e intolerantes.
A marca conta com várias opções de sabores, como: abacaxi, limão, maracujá, tangerina, cereja, manga, morango, uva, amora, framboesa, limão siciliano e frutas vermelhas.
Como escolher a gelatina mais saudável?
Se você está fazendo dieta ou busca modificar seus hábitos alimentares, a gelatina comum não é uma das opções mais indicadas. Pois, como vimos, ela conta com vários aditivos químicos, açúcar e outros ingredientes que, se consumidos em excesso, podem não ser tão saudáveis.
Uma alternativa, nesse caso, é investir na gelatina incolor – que é fonte de colágeno, sendo produzida a partir do tutano do boi – mas não tem a adição de corantes e nem de sabores artificiais, além de não conter açúcar, edulcorantes e nem ouros aditivos.
Você pode bater essa gelatina incolor com frutas, deixando-a igualmente saborosa, porém mais saudável.
O agar-agar também é uma alternativa, especialmente para os vegetarianos e veganos. Você encontra esse produto em casas que vendem itens naturais e também em alguns supermercados. Se você está fazendo dieta, o agar-agar é uma opção interessante, porque é rico em fibras, aumentando a sensação de saciedade.
As gelatinas diet são voltadas para diabéticos – mas não é porque elas não contêm açúcares que são mais saudáveis, já que muitas são ricas em adoçantes (edulcorantes) que podem trazer riscos à saúde no longo prazo.
Quando for escolher a gelatina, analise o rótulo e prefira aquelas opções enriquecidas com vitaminas e com aromatizantes, corantes e edulcorantes naturais.
Pra você, qual a melhor marca de gelatina? Deixe sua preferência nos comentários!