O leite vegetal vem se tornando cada vez mais popular na dieta do brasileiro, e não é por menos: além de ser muitas vezes mais saboroso que o leite de vaca, ele é uma alternativa totalmente livre de lactose para os intolerantes, e a escolha vegana para quem quer reduzir (ou zerar) o consumo de produtos de origem animal.
Embora muita gente não saiba, 65% da população mundial têm algum nível de intolerância à lactose (“Lactase Non-persistence and Lactose Intolerance”, 2017), então trocar o leite tradicional pelo vegetal é sim uma questão de saúde.
Afinal, o leite sem lactose na verdade tem lactose, já que o que ele faz é apenas adicionar a enzima lactase ao produto (que “quebra” a lactose consumida), ao invés de remover a lactose.
Continue lendo para entender melhor essa história e conhecer as opções recomendadas.
Leite Vegetal: O que é?
O leite vegetal é uma bebida de origem não animal, que é extraída de oleaginosas, sementes, grãos, leguminosas, entre outros alimentos.
Ele não perde nada em relação à nutrição advinda do leite animal.
Na realidade, além de ser muito mais saudável e sustentável, o leite vegetal remonta às sensações e sabores proporcionada pela sua versão mais comum.
Sendo assim, além de estar ajudando a si próprio e ao planeta, quem consome o leite vegetal tem o mesmo prazer de paladar do que quem escolhe o leite “comum”.
Principais Tipos de Leite Vegetal
Existem diversos tipos de leites vegetais no mercado, mas falando em equiparação nutricional, as opções com leguminosas são as que mais se assemelham aos leites tradicionais.
As melhores opções de leites vegetais à base de leguminosas são os derivados de amêndoas, castanha de caju e castanha-do-pará.
Já em relação a sabores e sensações, os leites de aveia e de arroz são os mais parecidos com o leite de vaca, além de serem, também, ótimas opções nutricionais.
Benefícios do Leite Vegetal
O leite vegetal oferece todos os benefícios que estão relacionados à sua matéria-prima.
Isso significa que no caso do leite advindo da castanha de caju, por exemplo, há o auxílio na prevenção de doenças cardiovasculares por conta do baixo índice glicêmico, ação anti-inflamatória e antioxidante e ajuda no fortalecimento dos ossos.
Isso sem falar que o leite vegetal possui menos gordura e ajuda a controlar o colesterol.
Abaixo, você poderá conhecer as melhores opções de leite vegetal disponíveis no mercado. Confira:
Melhores Marcas de Leites Vegetais
#1. Silk de Amêndoas
O Silk de Amêndoas é a opção de leite vegetal da Danone e está figurando em primeiro lugar deste ranking, não somente pela óbvia e já mundialmente reconhecida qualidade da marca Danone mas, também, por seu gosto incomparável.
Leve, saudável e perfeito para vitaminas, cafés e receitas, o Silk de Amêndoas é um leite vegetal que satisfaz até quem gosta de tomar leite puro.
O seu valor nutricional também é de cair o queixo.
Sua fórmula é rica em vitaminas D, B2, B12 e Zinco. Além de ser livre de lactose, glúten, colesterol e transgênicos, fazendo com que o leite vegetal se encaixe em qualquer dieta.
#2. Naveia
O Naveia é o terceiro leite vegetal deste ranking, mas é o primeiro à base de aveia.
Isso porque a técnica utilizada em sua confecção, quebra o amido de aveia e libera a maltosa, fazendo com que o leite vegetal fique naturalmente adoçado.
Não precisa nem falar que o Naveia é uma das opções mais saudáveis possíveis, afinal, não precisa nem de açúcar para deixá-lo ainda mais gostoso.
A única desvantagem do leite vegetal Naveia em relação aos outros dois leites citados acima, é que ele contém um pouco de glúten e, por isso, não pode ser consumido por todos.
#3. Almond Breeze
O Almond Breeze, da Blue Diamond, é encantador e único, tanto na história quanto em seu sabor.
Para falar a verdade, ele só está figurando em segundo lugar nesta lista pois o sabor do Silk de Amêndoas é realmente espetacular, mas o leite vegetal da Blue Diamond não perde em nada em valor nutricional e benefícios em relação ao campeão do ranking.
A Blue Diamond é uma das mais tradicionais marcas do mercado no cultivo e exportação de amêndoas.
Com técnicas renomadas e mundialmente famosas, há pouco tempo começou a aplicar toda sua expertise na produção de leite vegetal, e já está na cabeça e na mesa daqueles que amam essa iguaria saudável.
Sua versão tradicional, além de ser muito gostosa para ser consumida pura ou com café, também é excelente para a confecção das mais diversas receitas.
O Almond Breeze não contém lactose, é rico em vitaminas e cálcio, e contém apenas 51 calorias por copo (de 200 ml).
#4. Nude
O Nude é uma das opções de leite de aveia mais consagradas do mercado, mas não somente por sua qualidade proteica e vitamínica.
Seu sabor parecido com o leite “comum” faz dele uma excelente porta de entrada para o consumo do leite vegetal.
O leite vegetal e o café especial (confira o nosso ranking de melhores cafés especiais) são grandes aliados da alta culinária, e a enorme variedade de sabores que a marca Nude oferece é um prato cheio para bebidas únicas e refinadas.
#5. A Tal da Castanha
Esse leite de castanha de caju é um dos mais balanceados no custo-benefício, sendo também muito bom para receitas e acompanhando o café.
Seu sabor é mais neutro, ou seja, a castanha não fica super evidente, então você pode fazer seu strogonoff vegano explorando temperos e combinações de ingredientes, e tudo isso sem medo de talhar.
Leite Vegetal: opção mais saudável entre os tipos de leite
Agora não existe mais desculpas para não melhorar sua dieta.
Os leites vegetais são opções saudáveis e deliciosas que podem ser não somente uma ótima adição à sua alimentação mas, também, uma incrível introdução à culinária vegana. Depois de se adaptar, você pode avançar para um requeijão ou doce de leite vegetal, que tal?
Os benefícios não serão reconhecidos somente no sabor, mas também na melhora da saúde e da sua disposição a curto e longo prazo.
Agora conta aí nos comentários: qual a sua marca favorita de leite vegetal?