Requeijão: qual a melhor marca do Brasil?

Cremoso, saboroso e muito versátil: o requeijão é um dos itens que não pode faltar na mesa de muitos brasileiros. Justamente por isso, sempre há dúvidas sobre as melhores marcas e sabores.

Para lhe ajudar na escolha do requeijão, montamos este conteúdo completo, com várias curiosidades sobre o produto e, claro, o nosso ranking das melhores marcas. Confira!

Requeijão: ranking das melhores marcas - Já Provei

Como é feito o requeijão?

O requeijão é um produto tipicamente brasileiro, produzido da massa fresca da coalhada. A ela são acrescentados creme de leite, água e sal fundente.

Você encontra requeijões de diferentes estilos: de cortar, culinário (é o requeijão de bisnaga, muito usado nas pizzarias) e o cremoso.

O Catupiry é uma marca de requeijão que se tornou tão famosa que virou sinônimo do produto forneável. No Brasil, as versões cremosas em copo são as mais populares, com diferentes versões.

Surgimento

Muita gente não sabe, mas o requeijão é uma invenção brasileira. Ele nasceu no ritual de chá colonial servido nas casas dos coronéis. Buscando agradá-los, as sinhás faziam disputas inventando receitas – o que incentivou a criação do produto.

O requeijão também era uma maneira de aproveitar o leite excedente, pois naquela época não existia geladeira. Foi então que nasceram as primeiras versões do requeijão cremoso.

Muito tempo depois, o produto começou a se tornar uma opção para o uso de um subproduto do leite desnatado, que acabava sendo descartado nas regiões produtoras de nata para a fabricação da manteiga.

Como é produzido o requeijão cremoso?

O requeijão cremoso, aquele vendido em copinhos e mais consumido entre os brasileiros, é produzido a partir de uma série de etapas.

Primeiro, o leite é pasteurizado, na sequência adiciona-se fermento e coagulante, formando uma espécie de coalhada lisa. Então, essa coalhada é cortada em grãos e recebe aquecimento sob agitação.

Após uma rápida prensagem dos grãos, a massa fica em processo de fermentação, liberando compostos que dão sabor e aroma ao requeijão. Por fim, a massa é fundida em conjunto com os demais ingredientes (que variam de marca para marca), formando um produto homogêneo, cremoso e encorpado.

Os requeijões zero lactose têm o mesmo preparo, porém são adicionados de enzima lactase, ajudando na digestão da lactose, ideal para quem tem intolerância a ela. Já as versões light substituem parte do creme de leite por concentrado proteico, gerando, assim, um produto com menos calorias e gorduras.

Quais as melhores marcas de requeijão?

Agora que você já viu como acontece o processo de fabricação do requeijão cremoso, que tal desvendar algumas das melhores marcas dessa iguaria nacional? Vem com a gente!

#1º Lugar: Catupiry

Quando o assunto é requeijão cremoso, sem dúvida o Catupiry é uma das marcas mais lembradas. A versão tradicional, em copo, conta com uma textura ultracremosa e sabor suave.

E o melhor, ele não é adicionado de amido. A legislação brasileira permite que as marcas adicionem um pouco de amido para dar mais corpo e facilidade na hora de produzi-lo. Porém, algumas pessoas não curtem o sabor do requeijão com amido. Então, se você é dessas pessoas, vale a pena ficar de olho em qual produto contém ou não amido.

Além da versão tradicional, o requeijão cremoso da Catupiry está disponível nas opções: com azeitonas pretas, lactozero (sem lactose), light e sabor cheddar.

Sem dúvida, para a maioria das pessoas, o requeijão Catupiry é o melhor do Brasil!

#2º lugar: Polenghi

O requeijão Polenghi é um clássico, que apresenta sabor suave e uma cremosidade única, com o gostinho irresistível do famoso Polenguinho. Esse também é um requeijão que não tem amido, por isso tem um sabor lácteo mais marcante.

Além da versão tradicional, você encontra nas opções light, cremoso sabor prato, cremoso sabor cheddar e sem lactose.

#3º lugar: Tirolez

Saboroso e com textura mais pastosa, o requeijão Tirolez também apresenta excelente custo-benefício, e por isso é o favorito de muitos brasileiros.

Ele não contém amido, e para quem não consome lactose, também oferece uma versão zero lactose, com o mesmo sabor.

#4º lugar: Poços de Caldas

O requeijão Poços de Caldas com certeza tem um espaço afetivo na mente de muitos brasileiros, porque ele é considerado o pioneiro na produção e distribuição do requeijão cremoso em copo.

No começo ele era produzido de maneira totalmente artesanal e caseira, mas com o tempo a receita foi sofrendo modificações e perdendo a essência. Ele já não é mais tão cremoso como antigamente (além de ser um dos mais amarelados).

Ainda assim, continua sendo uma opção deliciosa e sem amido, disponível nas versões tradicional (também em embalagem de 400 gramas) e light.

#5º lugar: Itambé

Cremoso, saboroso e encorpado. O requeijão Itambé é um dos que fazem sucesso na mesa de muitos brasileiros. Ele tem todas as características de um bom requeijão, afinal, toda a matéria-prima usada pela marca vem do interior de Minas Gerais.

A versão tradicional da Itambé também não tem adição de amido. Além do tradicional, você encontra as versões zero lactose, light e ervas finas.

#6º lugar: Vigor

O requeijão cremoso da Vigor é um dos mais consumidos no país. Ele tem uma cremosidade única e um sabor diferenciado e você o encontra em duas opções de embalagem, de 200 gramas e de 500 gramas (ideal para famílias maiores ou para quem consome muito requeijão).

Assim como os anteriores, o requeijão da Vigor também não é adicionado de amido e, além da versão tradicional, você o encontra na versão light (reduzido em gorduras totais).

#7º lugar: Crioulo

O requeijão Crioulo é um clássico: ele é cremoso, tem uma consistência mais encorpada e um sabor delicioso e bem tradicional.

Porém, a marca não é tão facilmente encontrada em todos os estados brasileiros, estando mais presente no sul (a marca é paranaense) e no sudeste – por isso colocamos ele apenas na sétima posição, embora o sabor seja um dos mais marcantes.

Ele também não é adicionado de amido e está disponível nas versões tradicional, zero lactose e light.

#8º lugar: Danúbio

O requeijão da Danúbio é outro clássico. De origem dinamarquesa, a marca chegou inovando no mercado brasileiro, lançando o primeiro queijo minas frescal em embalagem que funciona como queijeira.

A marca é muito conhecida pelo seu cream cheese, mas o requeijão não deixa nada a desejar. Ele é consistente, cremoso e tem um sabor marcante. Assim como os demais, ele não tem amido e está disponível nas versões tradicional, light e zero lactose – todos com o mesmo sabor e qualidade.

#9º lugar: Aviação

A tradicional marca de manteiga, também conta com um requeijão delicioso e que para muitos tem o sabor dos requeijões de antigamente, produzidos de forma caseira.

Ele é bem encorpado e tem um sabor marcante, porém o preço é um pouco mais salgado. Da mesma maneira que os demais dessa lista, o Aviação não tem adição de amido e está disponível nas versões: tradicional, cheddar, ervas finas e light.

#10º lugar: Scala

Se você está em busca de um requeijão mais baratinho, porém que não deixe a desejar, o Scala é uma ótima indicação.

Ele é bem cremoso, não tão encorpado como alguns da nossa lista, mas tem um sabor delicioso – e está disponível nas versões tradicional, light e zero lactose. E o mais bacana é que, apesar de ser mais barato, ele também não tem amido na sua composição.

#11º lugar: Nestlé

O requeijão da Nestlé é um pouco mais ralinho que os anteriores, e sem aquele sabor pronunciado e característico do requeijão, por isso está no fim da nossa lista. Ele tem a vantagem de não ser adicionado de amido e a marca ser facilmente encontrada em todo o país. Também possui uma versão light.

E, então, você concorda com o nosso ranking e acha que o Catupiry é o melhor requeijão do Brasil ou tem outra marca no seu coração? Conta pra gente nos comentários!