Muita gente já descobriu que a manteiga é sempre superior à margarina quando falamos de saúde, já que sua gordura é melhor absorvida pelo nosso organismo. Mas, você sabe quais marcas oferecem as melhores manteigas do Brasil?
São muitas opções disponíveis entre as manteigas extra e de primeira qualidade, e nesse artigo você não só entende a diferença entre esses tipos, como também conhece os melhores produtos para comprar.
Acompanhe as informações e boa escolha!
- Veja também: Pão de queijo congelado: ranking das melhores marcas
Manteiga extra x Manteiga de primeira qualidade: qual a diferença?
Antes de falarmos sobre as principais marcas de manteiga do Brasil, é importante deixar claro qual é a diferença entre a manteiga de primeira qualidade e a manteiga extra, já que a maioria das marcas oferece os dois tipos.
Ao pé da letra, a manteiga extra é a mais pura, já que pela legislação não pode trazer nenhum tipo de corante. A de primeira qualidade pode ter corante, mas isso não quer dizer que todas vão ter. A Itambé de primeira qualidade, por exemplo, não possui corante.
A manteiga extra obrigatoriamente deve ter menos sal que a de primeira qualidade, porém ela tem mais gordura. Por outro lado, a manteiga de primeira qualidade tem mais acidez, o que pode ser importante para quem tem estômago sensível, principalmente em receitas que levam grandes quantidades.
Sendo assim, a manteiga extra acaba sendo a mais indicada para receitas (principalmente a sem sal), enquanto a de primeira qualidade é mais indicada para levar à mesa.
No final das contas, o importante não é o tipo, e sim a composição. Uma manteiga pura deve ter somente creme de leite e sal, mais nada. Por isso, verifique sempre os ingredientes no rótulo.
1. Itambé
A marca Itambé começou como uma cooperativa de produtores rurais em Minas Gerais, no ano de 1940, e desde suas origens preza pela pureza dos produtos.
Atualmente a marca oferece a manteiga extra com ou sem sal, e também a de primeira qualidade com sal, todas em diversos formatos e embalagens, e todas com apenas dois ingredientes: creme de leite a sal.
Trata-se de uma das melhores manteigas do Brasil, pois consegue aliar a alta qualidade com preço acessível.
2. Tirolez
A marca Tirolez é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de queijos e derivados do país, com mais de 40 anos de história.
Ela também está entre as melhores marcas de manteiga do Brasil, oferecendo seu produto nas versões com sal e sem sal, ambos na categoria primeira qualidade.
Ela é fabricada com creme de leite de primeira linha e não possui corantes, e possui sabor lácteo e fresco.
3. Aviação
A Aviação começou a produção de sua manteiga em lata no ano de 1922, na cidade de Passos, Minas Gerais.
A marca não só tem muita tradição, como também é considerada por muitos, e até os dias de hoje, uma das melhores marcas de manteiga do Brasil.
Ela é uma das raras empresas que ainda vende manteiga em lata no país, mas, para se adaptar a outros mercado, também disponibiliza seu produto de primeira qualidade em embalagens de papel (tijolinho), e em potes de plástico.
Em termos de sabor, ela é equilibrada e marcante, mas, diferente da Itambé e da Tirolez, possui corante natural de urucum em sua fórmula. Ela é muito recomendada, porém é uma das mais caras do mercado.
4. Président
A Président é umas marcas de manteiga mais tradicionais da Europa, mas no Brasil ela tem pouco tempo de mercado.
O produto é produzido no Brasil, e não na França, como muitos podem pensar, e por isso a experiência não é idêntica ao original. As vacas não são as mesmas, e obviamente, o leite também não.
Mesmo assim, o produto segue os mais rigorosos requisitos de qualidade, resultando em uma manteiga saborosa e suave.
5. Paracatu
Apesar de ser o nome mais desconhecido da lista, a manteiga de primeira qualidade com sal da marca Paracatu poderia perfeitamente estar nas primeiras posições do nosso ranking.
Ela foi eleita a melhor manteiga do país no concurso nacional de laticínios de Juiz de Fora, em avaliação feita por especialistas, professores e pesquisadores da área.
Infelizmente o produto não está disponível em todos os supermercados do país e, além disso, sua embalagem não é das melhores. Por isso o nosso quinto lugar.
Você concorda com a lista? Qual a melhor manteiga do Brasil na sua opinião? Conte aí nos comentários!